Pages

4 de julho de 2010

Momesso versará sobre Comunicação sindical e contra-hegemonia

A fala pausada e tranqüila e a simplicidade do ex-metalúrgico Luiz Momesso cativam qualquer interlocutor. Diante da postura humilde deste paulista radicado em Pernambuco, um desavisado, talvez, não consiga vislumbrar a grande bagagem intelectual e o invejável currículo acadêmico do professor que tem pautado a sua vida acadêmica com militância.

Docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde leciona cadeiras como Teoria da Comunicação, Sociologia da Comunicação e Estudos de Representações Sociais, Momesso chegou a ser preso durante a ditadura militar. Preço pago pelo seu engajamento e relacionamento com os movimentos sociais.

Jornalista por formação, desde 1978, Momesso é mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) – onde desenvolveu pesquisa sobre o jornal sindical O Metalúrgico, de São Paulo.

A paixão pelo tema o conduziu ao doutorado em Ciência da Comunicação, encetado na Universidade de São Paulo (USP), onde gestou a pesquisa Comunicação Sindical: limites, contradições e perspectivas. O trabalho foi publicado em 1997, com o mesmo título, pela editora da UFPE.

Intelectual orgânico, Momesso foi sindicalista nos tempos de metalúrgico no ABC paulista. Não à toa, o interesse pelo campo da Comunicação Sindical vem influenciando sua atuação na academia. Luiz Anastácio é líder do Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais, grupo vinculado à Universidade Federal de Pernambuco que atua nas linhas de pesquisa Comunicação, Movimentos Sociais, Política e Direitos Humanos.

O professor cearense é, ainda, organizador das coletâneas Cadernos de Direitos Humanos, volumes I e II, publicados pela editora 8 de Março, de Recife, em 2003 e 2005, respectivamente.

A partir do dia 6 de julho, Luiz Momesso estará em Maceió, como um dos professores convidados a participar do I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação, que se estenderá até o dia 9 e será realizado no Teatro Linda Mascarenhas, às 19h.




* Errata: Luiz Momesso nasceu em São Paulo, mas morou no Ceará por alguns anos, ao contrário do que constava anteriormente: "Diante da postura humilde deste cearense radicado em Pernambuco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário