Pages

4 de julho de 2010

Cientista político falará sobre apropriação das novas tecnologias da informação pelos setores populares no Seminário Alagoano de EPC‏

Mais cientista político do que jornalista, como prefere ser intitulado, o professor Bruno Lima Rocha Beaklini é um dos professores convidados pelo I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação, que será realizado nos dias 06 a 09 de julho, às 19h, no Teatro Linda Mascarenhas. Bruno estará no painel “Convergência Midiática e suas possibilidades de uso popular” para falar da apropriação das novas tecnologias da informação pelos setores populares da sociedade.

Nascido no Rio de Janeiro, mas radicado no Rio Grande do Sul, o cientista político é colaborador do Blog do jornalista Ricardo Noblat e da Revista Voto, além de editar o sítio virtual Estratégia e Análise (www.estrategiaeanalise.com.br), onde posta diariamente artigos críticos sobre o cotidiano da política nacional e mundial. Também é editor do jornal Repórter Popular e analista associado ao portal venezuelano Barómetro Internacional. Como comunicador, Bruno atua em rádios comunitárias da região metropolitana de Porto Alegre.

Currículo acadêmico

Docente e pesquisador, Bruno trabalha atualmente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde também é professor colaborador na cadeira Economia Política do Audiovisual/Convergência Digital. Como pesquisador, coordena atividades de campo em investigação de profundidade sobre a convergência digital em regiões periféricas. Assim como o professor Valério Cruz Brittos, integra o Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos).

O cientista político é vogal da diretoria do Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil) e participa do Grupo de Pesquisa Emerge, da Universidade Federal Fluminense, sob a coordenação do professor Adílson Cabral. Tem experiência nas áreas de Comunicação Social e Ciência Política, com ênfase em Pensamento Político-Estratégico Latino Americano, Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura e Teoria da Radicalização Democrática.

Bruno é um dos pioneiros na formulação contemporânea do Estruturalismo de Matriz Libertária e, por consequência, da Teoria da Interdependência das Três Esferas (Ideologia-Economia-Política). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalha principalmente nos seguintes temas: análise política, formação política para movimentos populares, comunicação comunitária e popular, economia política da comunicação, tecido social-produtivo, teoria democrática, pensamento político latino-americano, cultura política e análise estratégica em sentido pleno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário