Pages

4 de julho de 2010

Pesquisador gaúcho abordará o tema Convergência Digital no Seminário Alagoano de EPC

Um dos principais nomes da Economia Política da Comunicação na América Latina, o jornalista e pesquisador Valério Cruz Brittos atua nos estudos de televisão e convergência midiática. Temas como capitalismo contemporâneo, políticas de comunicação, produção em audiovisual, padrão técnico-estético e processos midiáticos estão presentes na sua produção acadêmica, que inclui livros, artigos, textos jornalísticos, entre outros trabalhos.
 
Desde 2007, Brittos coordena o Projeto de Pesquisa TV digital terrestre: política pública, estratégias midiáticas e reconfiguração no capitalismo contemporâneo, que aponta os avanços e efeitos da digitalização da televisão no Brasil. No Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação, o professor estará presente no painel “Convergência Midiática e sãs possibilidades de uso popular”, onde apresentará o perfil “Convergência digital: tecnologias e conteúdos” no dia 07 de julho, às 19h.
 
Currículo
 
Jornalista, advogado e pesquisador, Brittos é professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), consultor da Rede de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação (EPTIC) e vice-presidente da Unión Latína de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cuultura (ULEPICC-Federação).
 
O professor também faz parte do Conselho Editorial de diversos periódicos acadêmicos, do Brasil e do exterior. Já presidiu o Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil) e coordena o GT de Economia Política e Políticas de Comunicação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), e o GP de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (INTERCOM).
 
Grupo Cepos
 
Brittos coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade, cujo eixo estruturador de análise é a Economia Política da Comunicação, a partir da qual busca o diálogo com subsídios teóricos diversos.
 
Uma característica do Grupo é a busca de contato com a sociedade, através de participação em espaços de discussão com públicos diversos e em produções midiáticas. Funciona em articulação com outros coletivos voltados ao estudo do fenômeno comunicacional. O Cepos também possui articulação com o movimento social, especialmente na área de comunicação.
 
Na internet, mantém o Portal CEPOS, o Observatório da Digitalização, Democracia e Diversidade e o CEPOS TV, com conteúdos audiovisuais e experimentais, em dimensão pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário