Pages

15 de junho de 2010

Comulti realiza I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação

            O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Comunicação Multimídia (Comulti), através do Núcleo de Crítica à Economia Política da Comunicação (Cepcom), realiza o I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação de 06 a 09 de julho. O evento acontecerá no Teatro Linda Mascarenhas, a partir das das 19h, e terá a participação dos principais pesquisadores da área em nível nacional. O Grupo Comulti é vinculado ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas.
   
Os estudos relativos à Economia Política da Comunicação ainda são pouco conhecidos e explorados no Brasil, apesar de terem alcançado progressos significativos em escala mundial. Esta área do conhecimento se dedica ao estudo das relações de poder no que concerne a produção, distribuição de bens simbólicos e análise do desenvolvimento das indústrias culturais, visando superar o determinismo econômico e o oligopólio midiático presentes no capitalismo.

Em Alagoas, o crescimento e desenvolvimento dos meios de comunicação a partir dos anos 80 tornaram o Estado um campo fértil para a análise dos grupos midiáticos locais, fortemente influenciados por fatores políticos históricos e um crescimento empresarial concentrado em poucos grupos. Diante desse cenário, a perspectiva do seminário é propiciar debates sistemáticos sobre a influência e interferência dos meios de comunicação na vida cotidiana da população, a serviço do capital e em detrimento da coletividade.

Para isso, nomes como César Ricardo Siqueira Bolaño (Univ. Federal de Sergipe/dir. Associação Latinoamericana de Pesquisadores em Comunicação-ALAIC), Luiz Anastácio Momesso (Universidade Federal de Pernambuco), Valério Cruz Brittos e Bruno Lima Rocha Beaklini (ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos) estarão presentes nas palestras. Além dos professores doutores, o diretor da Cátedra da UNESCO de Comunicação, José Marques de Melo (Univ. Metodista/SP), também participará do evento, lançando seu novo livro “Caminhos Cruzados da Comunicação: política, economia e cultura”, pela editora Paulus.

O público-alvo do seminário são estudantes e profissionais de todas as esferas do conhecimento que busquem informações nas áreas de Mídia, Processos Sociais, Economia Política da Comunicação e Emancipação Humana. As inscrições para o seminário já começaram e custam R$ 10,00, que podem ser pagos na abertura do evento ou através de depósito na conta (Caixa) 27748-0, Agência 2404, Operação 13, em nome de Júlio Arantes Azevedo, com dados do pagamento sendo enviados para o e-mail do grupo: cepcom.al@gmail.com.

Contato para mais informações:

Anderson Santos (andderson.santos@gmail.com) – 8805-9233;                     
Rafael Cavalcanti (rafabutigahn@yahoo.com.br) – 9660-7155; 
Edja Jordan (edjajordan@hotmail.com) – 9123-0097; 
Shuellen Peixoto (shupeixoto@yahoo.com.br) – 8803-6305; 
Júlio Arantes (julio_ufal@hotmail.com) – 9925-9510; 
Prof. PhD. Antônio Freitas (afrf@decos.ufal.br) – 9900-5831.

Nenhum comentário:

Postar um comentário