Pages

21 de junho de 2010

José Marques de Melo no I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação

Do seu primeiro prêmio, no concurso de monografias promovido pela Prefeitura de Santana do Ipanema-AL em 1960, à recente homenagem com o título de Professor Honoris Causa da Universidade Estadual da Paraíba, durante o XII Intercom-NE realizado no início deste mês em Campina Grande-PB; vários são os prêmios e as homenagens a José Marques de Melo. Este alagoano saiu do interior do nosso Estado para se tornar referência para as pesquisas em Comunicação no Brasil e um dos mais conceituados pesquisadores do mundo, algo comprovado com a direção da CÁTEDRA Unesco de Comunicação/UMESP.

Jornalista, professor universitário e autor de ampla e inestimável obra, José Marques de Melo estará em Maceió no dia 06 de julho para participar do painel inicial do Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação, realizado pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Comunicação Multimídia, através do seu Núcleo de Crítica à Economia Política da Comunicação (Cepcom-Comulti). Além de apresentar o perfil “Economia Política da Comunicação no Brasil: pioneiros e baluartes”, Melo lançará a sua mais recente publicação, o livro Os Caminhos Cruzados da Comunicação: política, comunicação e cultura (Editora Paulus).

CURRÍCULO
O professor José Marques de Melo possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1964), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1965), doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação - Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação.

Melo tem uma vasta publicação científica, que passa de meia centena de livros e coletâneas, mais de uma centena de artigos em periódicos científicos do país e do exterior. Além de ter fundado e dirigido algumas sociedades científicas no espaço ibero-americano. Devido à sua posição de destaque nos estudos sobre comunicação, ele é o presidente de honra e membro do Conselho Curador da Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), do qual é um dos fundadores.

O jornalista e pesquisador faz parte do corpo editorial de treze revistas científicas, dentre brasileiras e estrangeiras, e tem vasta experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo brasileiro, gêneros jornalísticos, pensamento comunicacional latino-americano, história das ciências da comunicação.

I SEMINÁRIO ALAGOANO DE ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO
Com o objetivo de propiciar um espaço de discussão com alguns dos mais importantes estudiosos da Comunicação Social sob a base teórica da Economia Política da Comunicação, o Núcleo de Estudos Cepcom-Comulti realiza do dia 06 ao dia 09 de julho de 2010 o I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação, sempre a partir das 19h, no Teatro Linda Mascarenhas.

No evento, serão debatidas questões de âmbito nacional, inclusive estudos realizados por integrantes do grupo alagoano, a fim de travar debates sistemáticos e despertar uma visão crítica e intelectual das influências e interferências dos meios de comunicação na vida cotidiana da população. A inscrição custa R$ 10,00 e pode ser feita até o dia do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário