1º Dia: 06 de julho
19h – Mesa de abertura
19h30 – Painel “Economia Política da Comunicação: linha crítica às Indústrias Culturais
Perfil 1. Economia Política da Comunicação no Brasil: pioneiros e baluartes – José Marques de Melo
Perfil 2. Mudança no conceito de Indústria Cultural – César Ricardo Bolaño (Obscom/SE)
Perfil 3. A mídia impressa alagoana e o golpe de 1964 – Thiago Eloy Zaidan (Cepcom-Comulti/ AL)
21h - Lançamento do livro “Caminhos Cruzados da Comunicação:política, comunicação e cultura”, de José Marques de Melo
2º dia: 07 de Julho
19h – Painel “Convergência Midiática e suas possibilidades de uso popular”
Perfil 1. Convergência digital: tecnologias e conteúdos – Valério Cruz Brittos (Grupo Cepos/RS)
Perfil 2. Gêneros do discurso midiático contemporâneo e suas interfaces – Antônio Freitas (Comulti/AL)
Perfil 3. Uso popular das novas tecnologias da informação – Bruno Lima Rocha (Cepos/RS)
3º Dia: 08 de Julho
19h – Painel “Por uma comunicação contra-hegemô nica: história, limites e perspectivas”
Perfil 1. Políticas de comunicação: memórias e efeitos de sentidos – Júlio Arantes (Cepcom-Comulti/ AL)
Perfil 2. Comunicação sindical em contraposição à hegemonia – Luiz Momesso (Comunicação Social/ UFPE)
Perfil 3. A imprensa operária em Alagoas numa perspectiva histórica (1891-1964) – Osvaldo Maciel (História/UFAL)
Perfil 4. Imprensa operária em Alagoas: Jornal Semanal Social – Shuellen Peixoto (Cepcom-Comulti/ AL)
09 de julho (Sexta-feira)
19h – Avaliação do Seminário e Perspectivas de Estudos
O objetivo do Seminário é propiciar um espaço de discussão com alguns dos mais importantes estudiosos da Comunicação Social sob a base teórica da Economia Política da Comunicação. Serão debatidas questões de âmbito nacional, inclusive estudos realizados por integrantes do grupo alagoano, a fim de travar debates sistemáticos e despertar uma visão crítica e intelectual das influências e interferências dos meios de comunicação na vida cotidiana da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário