Pages

23 de outubro de 2010

3º Encontro Ulepicc Brasil reúne pesquisadores da EPC


por Anderson Santos

O 3º Encontro da Seção Brasil da União Latina de Economia Política de Informação, da Comunicação e da Cultura foi encerrado na última sexta-feira após três dias de debates críticos sobre a área de comunicação, espalhados em palestras, mesas-redondas e reuniões dos Grupos de Trabalho, na Universidade Federal de Sergipe, com os estudiosos do sub-campo da Economia Política da Comunicação do país.

A abertura do evento foi na noite da quarta-feira com as palestras dos professores José Marques Mello (UMESP) e Delia Crovi (Univ. Nacional Autônoma do México - UNAM). José Marques apresentou as contribuições da Economia Política da Comunicação para o pensamento crítico brasileiro, perfazendo o caminho do legado marxista até a comunicação. Já Delia Crovi, que é diretora científica da Seção México da Ulepicc, fez uma análise da relação da juventude com a mídia a partir das trasnformações sócio-econômicas vivenciadas a partir da década de 1980 no mundo.

21 de outubro
Na primeira mesa da quinta-feira, os pesquisadores Antônio Albino Canelas Rubim (UFBA), Anita Símis (Unesp/Araraquara) e Cida Golin (UFRGS) apresentaram suas perspectivas de análise sobre a Política e Economia da Arte e da Cultura, falando sobre a atual situação das políticas culturais do país e a necessidade de um projeto nacional para a cultura.

A seguir, Ruy Sardinha Lopes (USP/São Carlos), César Bolaño (UFS) e Valério Brittos debateram os encontros e confrontos da Economia Política da Comunicação, de forma a apontar os desafios atuais para os pesquisadores da área. 

Brittos destacou os 6 anos do capítulo Brasil da EPC e os três reposicionamentos apontados pelo pesquisador estadunidense Vincent Mosco: o conceito de hegemonia, os novos movimentos  sociais e as relações de interdisciplinariedades. Já Bolaño, manteve o conceito e "luta epistemológica" para a consolidação desta linha teórica, com a função dos pesquisadores da área em estabelecer uma ponte entre o velho pensamento crítico e a juventude que quer fazer a crítica, mas sofre o processo de despolitização que nos atingiu a partir da década de 1980. Por fim, Ruy Sardinha apontou a análise da cultura através de uma crítica cultural materialista como uma das funções deste sub-campo.

O dia foi encerrado com uma assembleia geral da seção Brasil da Ulepicc, que definiu, dentre outras coisas, a nova diretoria da entidade, agora presidido pelo pesquisador Ruy Sardinha Lopes (USP/São Carlos), e a sede da quarta edição do evento nacional, que será na cidade do Rio de Janeiro, em 2012.

22 de outubro
A primeira palestra da sexta-feira discutiu as relações da comunicação com a democracia, como este elemento ligado ao contexto geral vem sendo aplicado na comunicação, levando-se em conta os obstáculos postos pela realidade das empresas comunicacionais brasileiras. Os professores Marcos Dantas (UFRJ), Fernando Oliveira Paulino (UNB) e Bruno Lima Rocha (Unisinos), cada qual sob um ponto de análise diferente, discutiram o tema.

A última mesa do evento debateu "Comunicação e Desenvolvimento". Suzy Santos (UFRJ), Jaqueline Dourado (UFPI) e Alexandre Barbalho (UFCE) fizeram suas apresentações sobre o tema.

Grupos de Trabalho
As tardes dos dois últimos dias do evento foram destinadas às apresentações e discussões dos trabalhos aprovados para o Encontro, que reuniu cinco GTs: Políticas de Comunicação; Comunicação Pública, Popular ou Alternativa; Indústrias Midiáticas; Políticas Culturais e Economia da Cultura; e, Teorias e Temas Emergentes.

O Núcleo de Estudos de Crítica à Economia Política da Comunicação (Cepcom-Comulti) apresentou dois trabalhos no evento. Shuellen Peixoto apresentou a sua pesquisa de conclusão da graduação "Imprensa operária em Alagoas: a história de A Semana Social" na quinta-feira, no GT de Comunicação Pública, Popular e Alternativa. Anderson Santos apresentou no dia seguinte, só que no GT de Teorias e Temas Emergentes o artigo, em coautoria com Rafael Cavalcanti, "O jornal Gazeta de Alagoas como instrumento de propaganda política: a volta de Fernando Collor à democracia representativa"

A próxima edição do Encontro do Ulepicc Brasil será em 2012, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ano que vem, provavelmente em julho, ocorrerá o Encontro da Federação Latina, no Chile. Para mais informações, acesse o site da instituição: http://ulepicc.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário