Pages

3 de setembro de 2010

Oficinas, minicursos e encontro de grupos de pesquisa

Rafael Cavalcanti

Além da abertura oficial e dos primeiros contatos entre público e evento, os participantes do Congresso Nacional da Intercom se depararam com um dia repleto de atividades. Houve a continuação do IV Colóquio Brasil-EUA, Colóquio Acadêmico, Fórum dos Coordenadores dos Grupos de Pesquisa, reunião dos Conselhos Curador, Fiscal e Consultivo e reunião dos Coordenadores do Intercom Júnior. No entanto, foram nas oficinas, minicursos e encontro dos Grupos de Pesquisa que a maioria dos acadêmicos esteve presente.

Foto tirada por Santiago Garcia na oficina de Fotojornalismo
A Intercom realizou nos turnos matutino e vespertino a quarta edição de Oficinas de Divulgação Científica. Ao todo foram disponibilizados 37 espaços para os participantes aprenderem novas técnicas de comunicação. Entre as mais procuradas no período de inscrição, destacou-se a oficina de "Assessoria de imprensa criativa: como realizar um trabalho especializado".

No entanto, a criatividade nos título prevaleceu e outros nomes provocaram a curiosidade do congressita. Que tal "Jornalista militante: como montar um blog independente e atuar em redes socias aumentam suas chances em um veículo de mídia" ou "Imprensa colorida - produção de jornalismo de gênero para o público LGBTT"?

Estudantes e profissionais de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Realizadores de Audiovisual também tiveram espaços específicos, como "RP: cerimonial e protocolo", "Advergames: uma nova forma publicitária" e "Conteúdos Digitais em 3D", respectivamente.

A novidade deste ano foi a realização dos primeiros Minicursos do Intercom, que funcionaram de modo paralelo às oficinas. As Ciências da Comunicação foram trabalhadas em 12 coletivos específicos sob a ótica de políticas públicas, cinema, tecnologias da informação, digitalização dos meios, cultura, educação, homossexualidade e economia política.

O público da pós-graduação se distribuiu na sessão de apresentação de trabalhos no X Encontro dos Grupos de Pesquisas. Como este espaço é o mais importante para mestres, doutores, mestrandos e doutorandos mostrarem suas pesquisas, cerca de 30 grupos segmentaram as Divisões Temáticas, que são oito: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Multimídia;  Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania; e Estudos Interdisciplinares.

Particulamente, tive a oportunidade de participar do Grupo de Pesquisa sobre Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, onde meu parceiro de autoria apresentou o artigo "O jornalismo econômico como porta-voz do capital financeiro". Desenvolver um trabalho acadêmico junto a um pós-graduado é critério indispensável para a participação de graduandos no encontro de grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário