O Congresso Nacional da Intercom iniciou há pouco as sessões de apresentação de trabalhos da XVII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), sob coordenação das professoras Nélia Del Bianco (Unb) e Maria Lúcia Bettega (UCS). Os estudantes de graduação de Comunicação Social inscreveram projetos nas categorias Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Produção Editorial e Produção Transdisciplinar. Essas grandes áreas são sub-divididas em setenta modalidades.
Livro-reportagem de Acássia premiado em 2009 |
A premiação ocorre em três etapas: local, regional e nacional. Em um primeiro momento, as Instituições de Ensino Superior (IES) indicam a lista de trabalhos a serem inscritos no prêmio. Em seguida, os estudantes defendem os projetos nos congressos regionais da Intercom perante um júri. Apenas o primeiro colocado regional de cada modalidade são habilitados a reapresentar os trabalhos no Congresso de Ciências de Comunicação - congresso nacional da instituição.
Durante o congresso nacional, os estudantes defendem novamente o projeto para uma nova banca e, a exemplo do congresso regional, somente o primeiro colocado de cada modalidade recebe a estatueta da Intercom. Não há premiação em dinheiro. Os troféus são uma forma simbólica de reconhecimento do trabalho dos candidatos e forma de incentivo a novas pesquisas e projetos experimentais em comunicação.
A jornalista alagoana Acássia Deliê foi a vencedora da modalidade livro-reportagem nas etapas regional e nacional do Congresso em 2009. Acássia produziu no seu Trabalho de Conclusão de Curso o livro "Por trás do muro", que narra o cotidiano de pacientes do Hospital Escola Portugal Ramalho, única clínica psiquiátrica completamente pública de Alagoas.
Confira aqui os trabalhos que concorrem a prêmios em 2010.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário