Portal Intercom
Cada vez mais disputado e com maior número de indicações, o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, outorgado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação – Intercom – tem na edição de 2010 como ganhadores a professora e pesquisadora Lucia Santaella, o jornalista e professor Rogério Christofoletti, o Grupo de Bauru e a Fundação Joaquim Nabuco.
Lucia Santaella foi contemplada na categoria Maturidade Acadêmica. Professora titular no programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, onde coordena o curso de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, é também diretora do CIMID — Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos.
Santaella é uma das principais pesquisadoras do campo da Semiótica no Brasil. Seu trabalho, reconhecido nacional e internacionalmente, estende-se às áreas da Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência. O resultado está registrado nos 31 livros publicados, dentro os quais cinco são em co-autoria e dois são estudos críticos, além da organização de outras 11 obras.
Na categoria Liderança Emergente, o premiado deste ano é o jornalista e professor Rogério Christofoletti que criou, organizou e comandou o Monitor de Mídia. É um dos mais destacados líderes da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa. Pesquisador em Produtividade do CNPq, é professor do Departamento de Jornalismo da UFSC, onde também atua no Programa de Pós-Graduação. Tem artigos publicados em periódicos especializados no Brasil, Portugal, Peru, Equador e Colômbia. É autor de três livros e co-organizador de outros quatro.
Instituições premiadas
Na modalidade Instituições, categoria Grupo Inovador, o Prêmio Luiz Beltrão 2010 foi concedido para o Grupo de Bauru, que corresponde ao Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Campus de Bauru). Neste ano, a instituição inaugurou a primeira emissora de televisão universitária digital do país.
Completando a lista dos premiados, a Fundação Joaquim Nabuco recebe o prêmio na categoria Instituição Paradigmática. Trata-se de instituição pública mantida pelo Ministério de Educação em Recife (PE), cuja contribuição à preservação e difusão da memória midiática constitui um paradigma para outras instituições nacionais. Em 2010, comemora-se o centenário da morte do seu patrono, Joaquim Nabuco, e os 110 anos do nascimento do seu fundador, Gilberto Freyre.
A entrega solene dos diplomas aos vencedores do Prêmio Luiz Beltrão 2010 aconteceu ontem na sala Bento Gonçalves, no Personal Royal Hotel.
Fonte: Intercom
Nenhum comentário:
Postar um comentário