Pages

6 de setembro de 2010

Autores assinam livros no Publicom

Agência Experimental de Comunicação Integrada da UCS 
 
Encontrar os autores de nossos livros favoritos é uma oportunidade rara. Quem participou do Intercom 2010 pode aproveitar o Publicom, evento que traz lançamentos de livros ao congresso, e conversar ou pedir autógrafos aos autores. Congressistas fizeram fila para conhecer um dos pesquisadores de comunicação mais importantes do Brasil, José Marques de Melo, na tarde deste domingo no Centro de Convivência.

Marques de Melo autografou livro que conta sua história
Além do livro José Marques de Melo, construtor de utopias, de Antonio Hohfeldt, aproximadamente 52 publicações foram lançadas no Publicom. 
 
Os livros lançados no Intercom deste ano tiveram temas e formatos variados. Um polêmico clássico do jornalismo recebeu uma nova edição com material inédito no Publicom. Trata-se do livro de Daniel Herz, A história secreta da Rede Globo, que recebeu complementações de Celso Augusto Schöder e Nilo (PUC-RS) e Nilo André Piana de Castro (UFRGS).

A professora Branca Sólio (UCS) lançou o livro Violência: um discurso que a mídia cala, resultado de uma pesquisa de dois anos. Branca explicou porque escolheu o congresso para lançar o trabalho. “O Intercom é a maior vitrine de trabalhos e estudos de comunicação. É um fórum muito importante para esses estudos.” Já o livro de Kênia Pozenatto, Interfaces: Cultura, Comunicação e Turismo, foi o resultado da colaboração de diversos pesquisadores. “O livro é uma coletânea de artigos de professores que estudam a área da comunicação.”

O título e a temática do livro de Fabio Luiz Carneiro Silva (UFRJ) chamam a atenção: O quadrado nos quadrinhos. O autor explica. “Os quadrados começaram a ser utilizados em meio a uma discussão entre dois jornais de Nova Iorque. Depois, foram incorporados à publicidade. O uso dos quadrados é uma forma de enquadrar o sujeito”. A pesquisa é um estudo semiótico, científico e do consumo.

Além das publicações tradicionais, livros eletrônicos foram lançados no Publicom. Como, por exemplo, o livro E o rádio? Novos Horizontes midiáticos, de Luiz Artur Ferraretto (UCS) e Luciano Klocker (PUCRS), e a revista eletrônica Signos de Consumo, de Eneus Barreto Filho (USP). 

Fonte: Intercom Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário